A ciência da computação é um super poder!

Nós já falamos aqui sobre a Karlie Kloss, fundadora do programa Kode with Klossy, um projeto dentro da Flatiron School em Nova York que incentiva garotas a entrarem no mundo da programação através de camps, programas de curta duração com workshops e aulas, e até um programa de bolsa para quem quer fazer uma carreira na programação.

Antes da minha primeira aula, a ideia de que eu poderia construir algo com código parecia praticamente impossível. Depois de algumas aulas, eu comecei a trabalhar com meus colegas em um pequeno drone. Eu percebi então que programação é sobre criatividade –assim como a arte e a moda– e que mulheres que têm essas habilidades têm o poder de moldar o futuro.

No site do programa, ela apresenta alguns dados importantíssimos sobre a relação das mulheres com esse mercado:

  • Apenas 18% dos diplomas de ciência da computação são de mulheres;
  • Startups que têm mulheres como líderes têm 2.3x mais chances de serem bem sucedidas;
  • 85% do consumo online é controlado por mulheres.

Esse é um projeto que eu sempre me vejo na obrigação de divulgar, já que, por ser uma modelo da Victoria’s Secret, a Karlie muitas vezes carrega o esteriótipo de desinteressada nesse tipo de assunto, e ainda mais: a visão de Karlie como empresária faz com que ela queira incentivar outras mulheres e garotas a tomarem conta das próprias vidas, as inserindo num mercado que está sempre crescendo e que precisa de grandes mulheres.

Essa semana (de 5 a 9 de dezembro) é a Computer Science Week, um programa anual que começou em 2009 feito para incentivar o interesse em ciência da computação. Ele foi feito em comemoração do aniversário de Grace Hopper (09/12), pioneira da programação nos Estados Unidos, que trabalhou no computador Mark I, muito usado no final da Segunda Guerra Mundial.

Em 2013, a Hora do Código, uma das iniciativas do programa que consiste emum tutorial de uma hora desenvolvido em 45 línguas e para pessoas de todas as idades, atingiu 167 países.

Por isso, a Karlie fez uma playlist com alguns vídeos que ajudam a mostrar como a programação muda o mundo, e talvez inspirar mais meninas a seguirem esse caminho! Todos os vídeos podem ter as legendas ativadas se você não fala inglês 🙂

Comente pelo facebook

Deixe seu comentário!