Bullet Journal: todas as suas listas em um só lugar!

https://www.instagram.com/journalsanctuary/

Muita gente espera um novo ano para começar um novo bullet journal, embora não precise. Mas, se você quiser, janeiro é uma ótima hora, já pensou nisso?

É muito comum, porém, que embora a maioria das pessoas coloque como meta do ano ser uma pessoa mais organizada, um argumento muito recorrente para não começar um bullet journal é: “eu não faço nada durante o dia, não tem o que colocar, então não preciso de um bullet journal“.

Se você pensa assim, esse post é pra você.

O método de bullet journal está aí para te ajudar na organização das coisas, sejam elas por dia, por semana… ou por listas. E a mágica de ter um bullet journal e não uma agenda é que você não tem um layout fixo, então pode criar o layout que funciona pra você.

Uma ideia é usar o seu bullet journal pra concentrar todas as suas listas, e nesse post nós vamos dar alguns exemplos de que listas podem ser essas. Vamos?

Desejos: ter, fazer e ser

Esse é um jeito um pouco mais fofo e mais coerente de dividir a sua lista de metas que são relativamente mais simples. Dividindo-as em categorias, fica mais fácil saber onde colocar o seu foco em determinado momento.

Dica: tente colocar algumas coisas que você JÁ alcançou na lista. Assim, você vê a “tarefa completa” e se motiva mais em trabalhar pra conquistar as outras 🙂

Uma outra ideia é fazer uma lista-mestre de 18 coisas para fazer em 2018.

“Sou muito grata(o) por…”

This was one of my favorite layouts to create, because I spent a good amount of time reflecting on all the things I'm thankful for. I was surprised because 1. It was totally easy to come up with 30 things to be thankful for and 2. Writing the list (and reflecting on all the awesome things in the world), really made me feel great. . . . #discoverbulletjournal #bujo #bulletjournal #bulletjournalnewbie #bulletjournalweekly #bujoweekly #bulletjournalcollection #bujoinspire #bujobeauty #showmeyourplanner #bulletjournalss #plannergeek #stationeryaddict #bulletjournallove #bulletjournaljunkies #bujojunkies #planwithme #planneraddict #bujoinspo #sakuramicron #bujolover #mildliner #bulletjournaldailylog #bujocommunity #bujobeauties #bujofriends

A post shared by Archer And Olive (@archerandolive) on

Que tal uma lista de gratidão sempre à mão ali no seu bullet journal para lembrar você das coisas boas da vida?

Tanto para esse item como para o primeiro, não é preciso escrever coisas GRANDES. Às vezes uma das suas metas para 2018 é apenas ler mais. Assim, bem subjetivo. E às vezes você é grato por ter a oportunidade de ter plantinhas em casa. Nada é pequeno demais.

Para não esquecer de nada

Essa talvez seja a lista mais útil de todas para desorganizados que amam viajar, como eu. Divida a página em “setores” e anote tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO!, que você precisa colocar na sua mala de viagem.

Aproveite para fazer isso em um momento onde você está com a mente descansada. Evite fazer listas como essas 10 minutos antes de começar a arrumar a mala.

Objetivos: quais e como alcançá-los?

Uma digievolução da lista de metas, para os que são mais práticos e precisam de ordem e de planos para determinadas situações. Essa lista serve para aquelas metas que possuem pequenas metas dentro delas. Oi? Como assim?

Por exemplo: se uma das suas metas é atualizar seu portfolio, o que você precisa para fazer isso acontecer? 1) Separar projetos que você gosta, 2) preparar as imagens, 3) tirar umas fotos… e por aí vai.

Precisa comprar algo?

My Christmas checklist!! Do you have things that you hAVE to do during the month of December or it just doesn’t feel festive? :’D I have to say I’m very happy with how this turned out!! I wasn’t sure about the black but at first but I actually really like it 🙂 I’ll have to do more illustrations like this 🖤 also I used the @archerandolive dot grid notebook for this and the paper is simply AMAZING — it was able to handle acrylics with water AND a pretty harsh black marker that usually bleeds all the way through but here it just ghosted a bit!! Definitely recommend you to check it out if you’re looking for a new bujo/notebook for 2018 ♥️ . . . . #artistsofinstagram #xmas #christmas #illustration #illustrationart #illustrator #artjournal #artspotlight #artspo #acrylicpaint #bulletjournal #festive #journal #notebook #artistlife

A post shared by Lucie ☾↟ (@journalsanctuary) on

Essa lista é muito útil em datas comemorativas, por exemplo Natal e Páscoa, onde nós geralmente precisamos comprar muitos presentes. Também serve para fazer uma lista de presentes de aniversário, por exemplo, ou lista de livros que você quer comprar.

O que vestir?

Já ouviu falar no armário-cápsula? Resumidamente, é um método que algumas pessoas usam para organizar seu guarda-roupa, e essa é uma das coisas que você pode acompanhar no seu bullet journal, seja em forma de lista, seja em forma de desenho.

Precisa poupar?

Guardar dinheiro está em 90% das listas de resolução das pessoas, e um layout que dá pra fazer um com “milestones”, onde você usa cores. Você tanto pode fazer para coisas mais gerais como dividir um só item em pequenas listas, como uma viagem internacional para a qual você precisa guardar o dinheiro do hotel, da passagem, para a troca de moeda…

E aí? Vai reproduzir alguma dessas listas no seu bullet journal? Conta pra gente!

Esse post faz parte da nossa série de posts sobre bullet journal. Para saber mais, vá até o nosso Guia Definitivo ou navegue pela tag aqui no blog 😉

Comente pelo facebook

Deixe seu comentário!