Como se manter focado no trabalho: técnicas e truques pessoais

Um dos meus poucos super poderes aqui na Terra é a concentração máxima. Não sei se é culpa da Yoga, da calma dos meus pais psicólogos ou da síndrome de Hermione Granger que nasceu dentro de mim, mas por alguma razão eu consigo me concentrar MUITO na hora de finalizar um trabalho ou dar um gás nos estudos.

O meu poder de concentração sempre foi motivo de espanto e inveja entre os meus amigos, por isso resolvi compartilhar com vocês alguns dos meus truques pessoais para tornar o seu dia mais produtivo e também mais livre – afinal, quanto menos tempo gastamos para entregar o que precisamos, mais tempo a gente ganha pra nós mesmos 🙂

Escolha a música certa

giphy

Playlists podem nos mover ou nos destruir, isso é fato. Sim, é ótimo trabalhar ao som de Oops I Did it Again, mas a gente sabe que no fundo você não está 100% atento ao que está fazendo. Eu gosto de ouvir músicas mais felizes quando preciso fazer algo mais “mecânico”, que não envolve tanto esforço da massa cinzenta aqui.

Essa é a playlist que eu uso para trabalhar mais focada: Best of Focando nos Jobs. São músicas tranquilas, com um ritmo legal e o mais importante, estão em outra língua ou são apenas instrumentais, assim o risco de me perder na música é bem menor.

Técnica Pomodoro

giphy-1

Infelizmente essa não é uma técnica de concentração que funciona a base de massas e molhos maravilhosos, mas sim por tempos dividido em blocos.

Para quem não consegue conter o impulso de checar aquela notificação vermelha e brilhosa do Facebook a cada 5 minutos, essa técnica é perfeita. Nos primeiros minutos parece realmente uma tortura chinesa, mas depois você acostuma, pega ritmo e o trabalho flui MUITO melhor. Não custa testar! Aqui o site com o cronômetro 🙂 

Estabeleça metas possíveis

tumblr_n3s2eiofbd1saqvcqo1_500

Calcule quanto tempo você gastaria para executar cada função: duas horas? uma hora? A partir desse mapeamento você consegue entender quanto tempo o trabalho irá consumir do seu dia.

O que é ótimo também para o seu chefe entender quando você está sobrecarregado e ninguém anda te levando muito a sério. Já usei o meu cronograma do dia em milhares de situações no famoso estilo “desenhando aqui para todo mundo entender que fácil não está sendo”.

Tchau, timeline!

giphy-2

Uma inocente voltinha pela timeline antes de começar o trabalho pode destruir o seu dia. Se eu começo o dia imersa no Facebook e em conversas com meus amigos é o suficiente para me descontrair e ativar o bichinho da procrastinação para o resto da tarde.

Alguns apps prometem deixar sua timeline todinha em branco, evitando que você passe tempo demais assistindo vídeos de gatinhos, clipes da Rihanna ou a polêmica-textão do dia. Aqui uma extensão pra Chrome bem legal!

Fique offline para o resto do mundo

giphy-3
Se possível desligue seu wi-fi por alguns minutos ou até você terminar suas tarefas. Use documentos offline como o Word ou o nosso velho e amado caderno. Desligar a cabeça da ansiedade que é viver conectado faz milagres quando você precisa terminar algo rápido.

Faça pausas

giphy

Acredite, quanto mais pausas você fizer, maior será a sua produtividade. Assim o seu cérebro descansa e você consegue colocar as ideias em ordem com mais facilidade. Além disso, as pausas são ótimas fontes de energia para que a gente não se sinta tão cansado logo nas primeiras horas de trabalho! Além disso, as pausas evitam aquele sentimento terrível de que o seu dia dura 84 anos.

Anote tudo!

giphy (1)
Eu não vivo sem minha agenda e um bloquinho para anotar as prioridades do dia. Sem ele eu não consigo me organizar e entender tudo que preciso fazer ao longo do dia.

Uma coisa que é bem importante é realmente anotar tudinho que você precisa fazer, desde levar o cachorro pra passear até o relatório que você precisa entregar no trabalho. A lista bem feita também te proporciona a melhor sensação do mundo: riscar da lista aquela tarefa que você andou adiando por semanas.

Vá com calma, humano

giphy-4

No fim das contas nós somos todos humanos e nem sempre nós estamos 100% concentrados para trabalhar e dar o nosso melhor. Tem dias que a gente fica naquele baixo astral sem motivo, acorda disperso, não consegue encontrar todas as soluções que precisa – e é normal sentir tudo isso. Então, permita-se! Só não deixe que isso se torne uma rotina e atrapalhe o seu dia a dia.

Comente pelo facebook

3 comments

  1. método pomodoro é VIDA! me ajudou muito a manter o foco depois que eu comecei a trabalhar de casa ♥

  2. É incrível como a gente perde o foco rápido né?! A técnica do pomodoro eu descobri no início desse ano e me ajudou muuuuuito nos estudos. Adorei o post ♥

Deixe seu comentário!