Home Office do Bem: como trabalhar em casa de maneira saudável

pexels-photo-332826
Foto: Pexels

Enquanto o sonho do Escritório do Bem™ ainda não foi realizado, e um mundo onde todas nós trabalhamos juntinhas ainda não é uma realidade –AINDA–, nosso trabalho fica por conta do home office mesmo.

Já falamos aqui que uma das coisas mais legais de home office é a liberdade, seja de decoração, seja de horários, então resolvemos fazer uma segunda edição desse assunto, mas dessa vez falando sobre algumas dicas de hábitos que surgiram a partir de uma dica de app.

Há um tempo atrás, meu amigo Tales me recomendou algo que ele sabia que eu ia amar: Joy Trigger (em tradução livre, algo como “ativador de alegria”), que é uma iniciativa do Thrive Global (uma empresa de consultoria especializada em acabar com o stress e o “esgotamento” mental de indivíduos no ambiente de trabalho), e que propõe misturar GIFs de animaizinhos com dicas de produtividade cada vez que você abre uma aba nova.

O Joy Trigger por enquanto é uma extensão apenas do Google Chrome (que você pode baixar aqui) e basicamente funciona assim:

joy

“Música não é boa apenas para o seu humor. Pode ajudar você a melhorar sua performance, aumentar sua motivação e te ajudar a ser mais produtivo! Algumas batidas demonstraram efeitos como fazer você querer se mexer, o que significa alta produtividade.

Diferentes tipos de música têm efeitos emocionais em ouvintes diferentes. Então se você escuta músicas que fazem você se sentir bem, seu cérebro vai processar reações químicas que levam a elevação de motivação. Apenas lembre-se: se você trabalha com muita gente, use fones de ouvido para respeitar seus colegas de trabalho.”

Ainda nessa ~vibe, vou deixar aqui algumas dicas que eu, Duds, aprendi ao longo de 3 anos trabalhando com as meninas e com home office, dicas que vieram não só dessa extensão maravilhosa que me arranca risadinhas SEMPRE, mas também da experiência na Empresa Vida™.

Manter sua mesa arrumadinha pode não ser fácil, mas é ideal

Começamos com a primeira dica que eu aprendi no JT (que é Joy Trigger, e não Justin Timberlake). Uma mesa arrumadinha e com limites definidos ajuda seu cérebro a reconhecer um lugar de foco, sabe? Você não fica olhando pra mil coisas ao mesmo tempo e isso reduz DEMAIS as chances de distração. Por isso os escritórios mais bonitos são sempre os mais “arrumadinhos”.

Dica: não consegue deixar a mesa arrumadinha o tempo todo? Tire 10 minutos antes de começar o trabalho pra arrumar ela, todo dia. Assim você não só mantém ela arrumada pelo menos no começo dos job e sua mente já vai “ligando” pra mais um dia!

Cama é lugar de dormir (!!!)

E de ver série da Netflix. Essa é uma técnica que nem eu dominei direito, mesmo depois de todo esse tempo. Não tem nada melhor do separar essa parte da sua vida só pra fazer coisas que descansem você.

Use todo o seu tempo, mas não deixe o tempo usar você

Como assim? Explico: é muito fácil se perder no tempo quando você trabalha em casa. É uma coisa bem óbvia, mas acontece, ainda mais quando você trabalha em outro fuso horário ou trabalha com pausas mais frequentes. De repente você tá fazendo uma pausa maior e aí fica trabalhando até mais tarde pra compensar.

Dica: fez uma pausa maior? Paciência. Sério. Fim do expediente é fim do expediente. E se você não consegue controlar seus horários de uma vez, use #truques: faça horários mais tardes dia sim, dia não. Depois mude pra uma vez por semana. Até que você vai se sentir melhor e bem mais produtivo 🙂

Comidinhas na mesa? Não, jamais

Ninguém tá falando pra não comer durante todo o horário de trabalho, vejam bem. O que eu digo é: evite comer na mesa, ainda mais se isso se tornar um hábito a ponto de você não conseguir produzir se não tiver comendo. Nada impede um suco ou uma vitamina ali enquanto você escreve um texto ou edita um vídeo, mas snacks mais elaborados tipo lanchinho ou um chocolate preto (inclusive que ajuda a liberar substâncias químicas no seu corpo que te deixam mais alerta e motivado!)? Coma na cozinha.

Também tome cuidado com o café. Muita cafeína pode te dar problemas reais com insônia e gastrite!

Tem mais dicas de home office? Compartilha com a gente nos comentários! E bom trabalho pra gente 😉

Comente pelo facebook

Deixe seu comentário!