Inspiração pra deixar seu bullet journal a sua cara e mais organizado!

Quando eu postei aqui sobre o bullet journal (ainda não viu? Não sabe do que eu tô falando? Clica aqui 😉 ), muita gente ficou admirada com os desenhos, cores e estilos das páginas de mês e semana, e confesso que demorei um pouquinho pra chegar lá –e sigo mudando o estilo, assim eu até fico motivada pra seguir com o bujo, né?

Desde muito antes de começar o bullet journal, eu já era a louca da papelaria, como boa designer. Sempre fui fascinada por “perfis de estudo”, aqueles onde as pessoas postam foto de seus cadernos super coloridos, organizados e bonitos, e aí desde então venho descobrindo maneiras de encontrar nesses perfis jeitos de me inspirar e deixar meu bujo com a minha cara.

No post de hoje eu vou compartilhar algumas das minhas fontes favoritas, mas você pode achar muitos mais perfis procurando por #bulletjournal ou #bujo no Instagram 😉

Vou aproveitar e dizer no finalzinho algumas vantagens de usar cores pra se organizar.

Studygram (@studyng)

O que eu mais gosto nesse perfil é, de longe, as dicas de canetas. Muito embora algumas dessas canetas não sejam vendidas aqui, é muito mais fácil ver como cada tipo de ponta se comporta na página. Aqui eu também pego inspiração de combinação de cores, já que eu gosto de fazer cada mês de uma cor diferente.

Studying Wonders (@studyingwonders)

O perfil da Hannah compartilha exatamente o esperado dela: fotos de cadernos de estudo. O que eu pego pra me ~inspirar~ nessa conta é: cabeçalhos. O jeito como ela divide as áreas e cada coisa tem o seu espaço sem tirar nem por.

Focusign (@focusign)

Primeiro que eu amo o trocadilho desse usuário (focus + design) <3 Depois que, esse é o mais próximo de bullet journal que essas inspirações chegam, e aí as ideias ficam um pouquinho mais claras. Além de anotações de estudo, claro, nesse perfil tem MUITAS inspirações de páginas de semana que vão desde as mais trabalhadas até aquelas que dá pra fazer até sem ter muitas habilidades 🙂

Título + tracinhos pra enfeitar + corzinha de fundo + listinha de coisas pra fazer. Bem simples, né? A cor no fundo que faz toda a diferença 🙂

Também dá pra deixar tudo diferente só colocando uma washi tape (aquelas fitas adesivas desenhadas, sabe?) em cima da página. E o melhor da washi é que: ela já vem pronta, você não precisa nem desenhar e já deixa seu bujo mais fofinho.

Mas por que usar cores? Precisa mesmo?

Precisar nunca precisa, né, afinal a coisa mais importante aqui é fazer um bullet journal que funcione pra você, não importa que ele tenha a página bonitinha ou não. Sempre que você for mergulhar num bujo tenha em mente isso.

Pessoalmente, eu gosto das cores não só por razões estéticas, mas por razões de organização também, e dá pra usar de vários jeitos, eu vou listar alguns:

  • Separar os dias da semana. Esse é o mais comum e mais usado, dá até pra ver em alguns exemplos que eu separei.
  • Separar os períodos do dia. Se você é como eu e tem atividades em todas as horas do dia, você pode selecionar três cores de marcador e usar para destacar as coisas a fazer de manhã, a tarde e a noite.
  • Etiqueta de urgência. Esse é um recurso de vários planners online e pode funcionar se você precisa de um incentivo visual para coisas mais importantes. Separe cores para tarefas de prioridade alta, média e baixa.
  • Por projeto. Quando eu trabalhava em vários projetos ao mesmo tempo, às vezes algumas tarefas tinham o mesmo nome, por exemplo, “escrever o briefing.” Então eu escolhi cores diferentes para os vários projetos, e aí quando eu via duas tarefas com o mesmo nome eu já marcava com a cor do projeto.

Não tá com paciência pra caneta mas quer cor? Tenta uns post-its!

Fonte: http://intellecta.tumblr.com/
Fonte: http://intellecta.tumblr.com/

Você acrescenta cor no seu bullet journal ou agenda sem precisar de caneta especial e ainda garante que pode acrescentar quantas informações adicionais quiser –afinal, é só grudar e desgrudar post-it, né?

Todas essas dicas são muito legais, mas a dica mais legal é que você não precisa usar cor nenhuma se não quiser. Eu tenho amigos que usam o bujo só caneta preta ou até mesmo lápis e tudo bem. Vai muito da motivação da pessoa (no meu caso, ver a página toda colorida me dá muito mais ânimo de continuar, eu funciono muito com estímulos visuais) e até com o seu grau de organização também 🙂 Se você não precisa disso, arrasou!

Como vocês organizam seus bullet journals/agendas/planners online? As cores são importantes pra você? Quero saber 🙂

Comente pelo facebook

2 comments

  1. Só passando para agradecer á Duds -sou leitor do Borboletando, e ví o link do PCDD, amei o blog- que me fez descobrir o que é bullet journal e amar. Amando essas coisas fofas que me lembra até de respirar. ( <3 )

  2. MDS eu amo ficar olhando pra essas coisas que é tudo tão lindo e bonito e colorido e organizado <3

Deixe seu comentário!