Lista de gratidão – que tal agradecer pelas coisas boas?

Sempre torci o nariz pra palavra gratidão. Para você ter uma ideia da birra, convenci minha dupla de TCC a trocar a expressão por “somos muito gratas” nos agradecimentos do projeto. Besteira minha, admito.

Temos essa tendência de dar um peso muito maior às coisas ruins ou complicadas que aparecem durante o dia a dia, já reparou? E se, ao invés disso, fizéssemos um esforcinho para aproveitar as oportunidades e dar valor às coisas boas que acontecem? Sim, estou falando de #gratidão!

gratitude_01
Foto por: “Pepper and Twine”

Sempre vai ter algo que deixe nosso coração quentinho, por menor que seja. E isso pode (e vai) te dar forças pra seguir adiante! Nas minhas andanças pela internet, conheci o conceito de “gratitude list”, que nada mais é do que uma lista de gratidão. A ideia é bem simples, escrever coisas pelas quais você se sente agradecido, independente do que sejam!

Anotar as coisas boas faz com que a gente consiga visualizá-las melhor e dá uma noção de importância maior para elas. A minha semana foi um bocado difícil e depois de dar uma choradinha (quem nunca?) me propus a escrever uma lista das coisas boas que aconteceram no meu caderninho-diário, mas achei que seria legal compartilhar com vocês também!

Minha lista do dia 18/07 ao dia 24/07:

ouvir áudios da minha irmã + começar a correr no parque + carta de recomendação + escrever para o Indiretas do Bem + Stranger Things + conselhos da minha amiga Ju + waffle com chocolate + passarinhos entrando dentro do apartamento + colo e cafuné do Rodrigo + conversas desencontradas com as amigas (as respostas chegam no momento certo, incrivelmente) + quotes da Amanda Palmer + pequenos momentos de sol em meio ao clima louco de garoa/chuva + chá de limão e torradas com geleia.

Foto por: "boho berry"
Foto por: “Boho Berry”

Que tal adotar o hábito também? Você pode fazer da forma que achar melhor: todos os dias, um resumo semanal ou até escrever o mês em um título e ir adicionando ali os tópicos conforme os dias forem vão passando… Não importa muito o formato, o que importa é praticar a reflexão e perceber coisas positivas, que poderiam ter passado batidas pela rotina.

Desde, sei lá, comer alguma guloseira ou ter um lugar para morar, tirar uma selfie em que você se sente um máximo, conseguir um emprego, ler um livro incrível, ai… São tantas possibilidades!

Só de dar exemplos eu já começo a pensar em mais mil motivos pra ser agradecida, hehe.

Comente pelo facebook

2 comments

  1. Que linda essa ideia de “lista da gratidão”!! Eu que sou a louca das listas, já adotei ela haha. A gente acaba se sentindo tão bem, apenas por ser grato, não é mesmo?
    Bjoo,Bia do Julieta ao contrário <3
    https://julietaaocontrarioo.blogspot.com.br/

  2. muito bom, gratidão enorme por esses ensinamentos!

Deixe seu comentário!