Mulheres que desenham e que nos inspiram

wwd

Um dos nossos assuntos favoritos aqui no Indiretas do bem é ilustração. Isso porque eu ilustro, a Ari nem se fala né (apenas rainha) e a Mimis e Jess já falaram sobre por aqui. Ilustração é realmente algo que está diretamente ligado com a equipe sempre.

E se tem algo melhor que falar de ilustração é falar de mulheres que ilustram e nos inspiram sempre.

O post de hoje, então, é pra indicar um projeto (que me foi indicado, inclusive brigada Tales!) de alguém que gosta de fazer isso tanto quanto a gente, o Women Who Draw (em tradução livre, Mulheres que Desenham). “Como muitas das melhores coisas, Women Who Draw começou no banheiro,” diz o site do projeto.

Idealizado por Julia Rothman e Wendy MacNaughton, elas começaram uma pesquisa sobre ilustradoras no ramo em que trabalhavam, e em 2017 lançaram a plataforma, aberta, para refutar de uma vez por todas o argumento de todo Diretor de Arte ou Editor que abrir a boca pra dizer “eu contrataria mais mulheres se soubesse onde achá-las.

Julia estava no banheiro vendo capas antigas de uma revista de grande nome quando ela notou que a maioria –na real TODAS– das capas haviam sido ilustradas por homens. Ela foi até sua coleção particular e viu que de 55 capas de revistas feitas em 2015, apenas 4 haviam sido ilustradas por mulheres.

wwd3

O site já conta com mais de 2700 artistas listadas, por raça, região do mundo, orientação e religião (!!!), e já fez com que artistas fossem contratadas por publicações como The New York Times, TED e The Globe. Mais do que um website, Women Who Draw se tornou uma comunidade de apoio e ação política e profissional.

wwd2

A melhor parte é que todo mundo pode contribuir. Literalmente. O site oferece apoio pra você que quer entrar em contato com uma artista que seja perfeita para o seu trabalho, pra você que tem uma empresa e quer apoiar o projeto e pra você que quer dar alguma sugestão. E clicando em “Join” você pode, é claro, colocar seu trabalho por lá também!

É importante dizer que o projeto Women Who Draw é trans-inclusivo e inclui ilustradoras mulheres, trans e que não se conformam com gênero 😉

Quais são os outros projetos que te inspiram?

Comente pelo facebook

1 comment

  1. Eu ouví falar desse site no Modefica e achei maravilhoso o fato de 1) é um ótimo espaço para mulheres mostrarem os seus trabalhos e 2) que bom que elas se atentaram às mulheres trans, e não só com as cis.Visibilidade ao entretenimento feito por grupos marginalizados é empoderador.

Deixe seu comentário!