O mundo de livrarias em Londres!

Uma das coisas mais incríveis que um intercâmbio te proporciona –e é uma das razões pelas quais eu recomendo– é a possibilidade de poder viajar para lugares que talvez em outras circunstâncias fosse mais difícil.

Dito isso, esse feriado de Páscoa eu passei em Londres, na Inglaterra, e entre mil passeios que eu e minhas amigas fizemos bem de turista, tiramos um dia pra fazer uma “turnê de livrarias”, que consistiu basicamente em visitar livrarias.

Claro que a gente escolheu as mais “diferentonas” e legais, e nesse post eu vou citar as mais legais desse rolê!

Pequena nota: todas as fotos desse post, com exceção da Persephone, foram tiradas por euzinha durante a viagem. Por esse motivo, eu quis passar o mais verdadeiro ~sentimento, bem passeio mesmo, então algumas fotos não são “de prédio”. Peço perdão pelo vacilo.

Gay’s The Word

Talvez, de todas, tenha sido a que mais me emocionou e me marcou, e por isso eu escolhi começar com ela. A Gay’s The Word (numa tradução livre, Gay é a palavra) é uma livraria que abriu em 1979 e que gira em torno da temática LGBT+. É uma livraria independente que tem um staff muito gracinha, um ambiente super confortável e que oferece até serviço de entrega worldwide! O livro que eu comprei foi uma recomendação da pessoa do caixa que me motivou e me mostrou que as pessoas envolvidas nesse projeto querem realmente estar lá e sabem o que estão fazendo.

Como chegar: Perto da Russell Square, linha Piccadilly
Site: http://www.gaystheword.co.uk/

Persephone

Outra livraria bem gracinha e relativamente bem famosa é a Persephone, que tem uma proposta incrível. Todos os livros que ela vende além de serem de publicação própria, têm edições especiais e são romances do meio do século XX que foram negligenciados na época por serem escritos, em sua maioria, por mulheres.

Esse post da Mel tem mais fotos dessa livraria maravilhosa 🙂

Foto: Melina Souza

Como chegar: Perto da Russell Square ou na Holborn, ambas na linha Piccadilly
Site: http://www.persephonebooks.co.uk/

Waterstones Piccadilly

A Waterstones é uma rede conhecida de livrarias, mas a unidade em questão que fica na Piccadilly, é a maior livraria da Europa e com certeza vale uma visita. Você consegue perder duas/três horas facilmente dentro dela, já que ela tem incríveis 5 e imensos andares. Vale a visita com certeza –e, acredite, você vai querer ir mais de uma vez!

Como chegar: Perto da Piccadilly Circus, linha Piccadilly ou Bakerloo
Site: https://www.waterstones.com/bookshops/piccadilly

Daunt

A Daunt é um daqueles lugares que você quer entrar e não sair nunca mais, e só ficar viajando lá dentro. Isso porque, além de estar localizada num prédio de arquitetura Eduardiana, essa livraria foca em dividir os livros por regiões do mundo, às vezes específico por país, e em cada sessão tem não só guias de viagem como literatura local. É uma delícia fazer 10 milhões de roteiros de viagem em meia horinha que você perde lá <3

Como chegar: Perto da Baker Street (linhas Bakerloo, Circle, Hammersmith & City, Jubilee ou Metropolitan) ou na Bond Street (linhas Central ou Jubilee)
Site: https://www.dauntbooks.co.uk/

Hatchard’s

É um marco da cidade simplesmente por ser a livraria mais antiga de Londres, aberta em 1797 –para colocar as coisas em perspectiva, essa livraria existe antes do Brasil ser um país independente, louco, né? A loja mais antiga, que é a da Piccadilly, é especializada em primeiras edições e em cópias assinadas pelos autores. O prédio também é lindo e definitivamente vale a visita 🙂

Como chegar: Perto da Piccadilly Circus, linha Piccadilly
Site: https://www.hatchards.co.uk/

Bônus: Sounds of the Universe

Não é uma livraria (apesar de ser), mas é uma loja de discos altamente recomendável. Isso porque ela fica num lugarzinho super fofo do Soho, relativamente escondida, e tem um clima dentro muito delícia. Ela é conectada com a gravadora Soul Jazz Records, e recebe carregamentos de lançamentos de países como Estados Unidos, Jamaica, Japão e Brasil (!!!). No andar de baixo, existe uma livraria de novos e usados com livros relacionados à música. Títulos raros e incríveis.

Como chegar: Perto da Oxford Circus, linhas Bakerloo, Central e Victoria
Site: https://soundsoftheuniverse.com/

Existem um milhão de livrarias incríveis em Londres (o Buzzfeed até fez um post com algumas) e essa foi só uma parte da minha jornada por elas.

O que você mais gosta numa livraria? Conta pra gente! 😉

Comente pelo facebook

1 comment

  1. Gostei da postagem, simpática e didática também. Abraço.

Deixe seu comentário!