Peixe, arroz e uma filosofia de vida: 5 lições de Positividade no documentário O Sushi dos Sonhos de Jiro

"Eu faria sushi nos meus sonhos"
“Eu faria sushi nos meus sonhos”

O prato principal hoje é Sushi – não qualquer sushi, mas o sushi do maior mestre do planeta, o chef japonês Jiro Ono, premiado com 5 estrelas no Guia Michelin e considerado uma lenda viva no seu ofício.

Jiro tem 87 anos e continua comandando seu restaurante, um pequeno estabelecimento localizado na estação de metrô Ginza, em Tóquio. Comer lá não é uma tarefa fácil: requer agendamento com um mês de antecedência, e uma soma de no mínimo 30 mil ienes. Não pode viajar para Tóquio nessa semana? Bem, é só provar um pouco da filosofia de Jiro a partir do documentário O Sushi dos Sonhos de Jiro, dirigido por David Gelb. No menu, cinco pratos: cinco lições de positividade servidas em pequenas porções.

1. Apaixone-se pelo seu trabalho

“Eu nunca odiei esse trabalho. Eu me apaixonei por meu trabalho e doei minha vida a ele. Mesmo tendo 85 anos, não tenho vontade de me aposentar. É como eu me sinto.”

Jiro segue a mesma rotina todos os dias. Pega o trem no mesmo horário, atende seus clientes com a mesma atenção (e que atenção) e não tira férias, nunca. Como isso pode ser possível, você pergunta, às vésperas do carnaval… bem, Jiro não quer parar, afinal, ama seu trabalho. E é assim que consegue ser excelente no que faz.

jiro7
“Você precisa se apaixonar pelo seu trabalho”

2. Tenha paciência

“Eu faço a mesma coisa, várias vezes, melhorando pouco a pouco. Há sempre o desejo de alcançar mais. Eu continuarei a escalar, tentando alcançar o topo, mas ninguém sabe onde o topo fica.”

Cada atum, para atingir o peso e a maturidade necessária para um bom Sushi, deve crescer 10 anos – e a impaciência dos pescadores tem lentamente mi

nado o ofício do Sushiman e colocado a espécie de peixe em perigo. Cada aprendiz de Jiro tem que passar por um aprendizado de 10 anos para ter o que o chef considera como as habilidades necessárias para receber o título de sushiman. Não adianta já querer um estágio no primeiro dia de faculdade, acertar de primeira em cada decisão: a maturação é necessária.

3. Errar faz parte

“Quando eu estava na escola… eu era um garoto ruim. Mais tarde, quando fui convidado a palestrar na mesma escola, eu não tinha certeza se devia falar para as crianças que eles deveriam estudar muito… ou que era OK ser um rebelde. Eu não estava certo de que conselho dar às crianças. Estudar muito não garante que você se tornará uma pessoa respeitável. Mesmo se você é um garoto ruim… existem pessoas como eu que mudam. Eu achei que essa seria uma boa lição para ensinar. Mas se eu dissesse que garotos ruins podem ser bem sucedidos mais tarde como eu… todos os garotos começariam a se comportar mal, o que seria um problema. Fazer tudo o que você deve, sempre, não quer dizer que você terá sucesso na vida.”

Um dos aprendizes de Jiro passa 4 meses treinando a mesma preparação de ovos, todos os dias, sem parar, como vemos no documentário. Erra, todos os dias, durante esses 4 meses… até que uma vez, acerta – e chora de felicidade. Errar não é só humano: é necessário.

jiro4

4. Para fazer boa comida, prove boa comida

Jiro diz que um chef deve, acima de tudo, comer bem. Treinar o paladar e o olfato para só aceitar o melhor. Mas isso não precisa ficar restrito aos chefs, não é? Para os que querem fazer cinema, assistir aos melhores filmes. Para quem quer escrever, ler os melhores autores. Aprender com aqueles que vieram antes de ti é a experiência mais enriquecedora, e poucas coisas são tão valiosas quanto ter uma bela bagagem, um paladar pro melhor da vida.

5. O resultado depende dos ingredientes

“O meu trabalho é o mais fácil”

O chef diz que 90% do trabalho está feito quando chega às suas mãos, mas que ele que leva os louros pela equipe – uma equipe que foi ensinada, inteiramente, por ele. Escolhe apenas o melhor atum da feira – nunca o segundo colocado – e se cerca de tudo que pode tornar sua vida e seu trabalho melhor.

jiro9

Para ver em casa

O Sushi dos Sonhos de Jiro
(original: Jiro Dreams of Sushi)
Magnolia Pictures

 

Comente pelo facebook

3 comments

Fechado para novos comentários.