#RotinaDoBem: Faça boa arte :)

gaiman1

Eu já contei aqui, inspirada numa fala de Kurt Vonnegut, sobre o quanto acho que a arte nos torna melhores, nos ajuda a colocar certas coisas para fora e faz a alma crescer. Pois bem, algumas semanas atrás, numa das minhas dezenas de passeios por livrarias (são os meus favoritos – só tenho pena do meu namorado, que sempre acaba arrastado junto), encontrei a nova tradução “O discurso ‘Faça Boa Arte’, de Neil Gaiman”, da Intrínseca. O livro nada mais é do que um discurso que ele fez em maio de 2012 para os formandos da University of the Arts na Filadélfia, especialmente diagramado pelo designer renomado Chip Kidd.

É realmente inspirador – porque, veja bem, estamos falando de um sincero discurso de Neil Gaiman, um dos artistas mais respeitados da atualidade. Além disso, o design é feito para que você viva uma experiência fora do comum. Para que saia do conforto e se esforce para visualizar o que é dito. Às vezes fica até um pouco difícil de acompanhar – mas é isso: arte.

É uma mensagem de encorajamento para os artistas de todos os cantos, cada um que diariamente enfrente dificuldades em se expressar (ou ser recebido) pelo mundo. Mas os conselhos não valem apenas para arte. Valem para tudo. O importante é se dedicar às suas paixões, mesmo que nas horas livres. É saber que nem sempre as pessoas vão entender ou aceitar isso, mas você deve prosseguir. Você vai errar muito antes de chegar ao acerto. E está tudo bem.

gaiman3

É um livro sobre arte, mas também é um livro sobre o valor das nossas escolhas – e da coragem que precisamos ter para encará-las. Sempre bom ler algo que nos inspira a seguir em frente quando as coisas não parecem boas. E quando parecem também. Aliás: sempre bom insistir. E insistir. Faça boa arte você também. 🙂

O livro tem a pegada gift-book – pequenino, capa dura, páginas coloridas, um presente perfeito para si mesmo ou para aquele amigo que você ama e quer ver sempre inspirado. Fiquei apaixonada.

Caso você queira dar uma olhada no discurso original, a transcrição está disponível online neste link. Tem um trecho adaptado pelo Zen Pencils em quadrinho que é muito bacana neste link. Você também pode assistir ao discurso abaixo:

gaiman2gaiman4 gaiman5gaiman6 gaiman7

 

PARA LER EM CASA
Faça boa arte
Neil Gaiman
Editora Intrínseca

Comente pelo facebook

2 comments

  1. Gosto tanto desse discurso <3
    E esse livro é fantástico! Tenho a edição original dele, e a Intrínseca fez igualzinho <3

    bjs!

  2. Pelo pouco que consegui ler pelas imagens, eu já gostei!
    Vou ver se acho pra comprar no mês que vem, porque nesse eu já tenho muitos pra terminar e alguns nem comecei :O
    Adorei a dica!

Deixe seu comentário!