Roube como um artista: as dicas de criatividade de Austin Kleon

_MG_0852

Gosto de leituras rápidas que estimulam a criatividade, gosto muito. Por isso, já estava paquerando “Roube como um artista” há algum tempo. Na ultima passada na livraria, encontrando-o na boca do caixa, não resisti e comprei. É uma leitura muito rápida – leva cerca de meia hora – e cheia de frases de efeito de tom motivacional, o que é um pouco incomum no mundo dos manuais de criatividade. Achei que ele tem tudo a ver com aquilo que constantemente conversamos aqui no blog, embora o preceito de “roubar” possa torná-lo confuso para algumas pessoas. Basicamente, é um livro sobre a importância de se alimentar ao máximo de referências, consumir coisas que você ama e produzir sem parar, utilizando aquilo que você mais gosta em cada referência.

O tempo todo, você vai se lembrar daquilo que já sabe. É disso que é feita a autoajuda, afinal: do que você conhece, mas ainda não tinha parado para refletir a respeito. E isso é positivo não só para quem trabalha (ou quer trabalhar) com arte e criatividade, mas para todo mundo. Mas também pode ser enfadonho se você já pratica tudo isto – o que é bem possível, já que estamos falando de coisas palpáveis e não de planos mirabolantes. Os dez preceitos que você encontrará desenvolvidos no livro são:

1. Roube como um artista.
2. Não espera até saber quem você é para poder começar.
3. Escreva o livro que você quer ler.
4. Use as mãos.
5. Projetos paralelos e hobbies são importantes.
6. O segredo: faça um bom trabalho e compartilhe-o com as pessoas.
7. A geografia não manda mais em nós.
8. Seja legal. (o mundo é uma cidade pequena.)
9. Seja chato. (é a única maneira de terminar um trabalho.)
10. Criatividade é subtração.

É uma boa leitura para começar – ou para renovar o ânimo quando estiver se sentindo desmotivado. O que esperar: uma injeção de energia, motivação, insights sobre como melhorar o seu processo criativo. O que não esperar: como se introduzir no mercado criativo, como administrar seu dinheiro e, principalmente, uma visão realista do mercado criativo – que vai te massacrar várias vezes antes de coroar seu trabalho.

_MG_0853 _MG_0855 _MG_0860 _MG_0865

Por que gostamos? É inspiração. Ajuda a gente a levantar do sofá e voltar ao trabalho. Torna nossa visão do mundo um pouco mais otimista. Não é uma pérola literária, é apenas uma forma de mostrar que nossos medos às vezes são banais e que um pouco mais de esforço diante daquilo que amamos pode transformar completamente nosso trabalho. 🙂

PARA LER EM CASA

Roube como um artista
Austin Kleon
Editora Rocco

Comente pelo facebook

10 comments

  1. Parece um livro super leve, daqueles que a gente busca vez ou outra na estante pra ler um pedacinho. Fiquei com vontade de comprar! 🙂

    1. Ariane FreitasAriane Freitas

      é sim, Mica! vale a pena <3

  2. Já ouvi falar muito bem desse livro e estou louca para ler! Deve ser ótimo para quem precisa de criatividade, como eu kk

    1. Ariane FreitasAriane Freitas

      É amor, simplesmente amor! Ele ajuda a gente a perceber que muitas vezes está buscando inspiração no lugar errado, ou se dando menos valor do que deveria! 🙂

  3. Já tinha visto esse livro uma ou duas vezes em livrarias online, mas apesar de a capa e o título serem chamativos por sua simplicidade, confesso que nunca havia parado para ler nada a respeito do mesmo, mas sua resenha me fez querê-lo muito, até porque ano precisado de uma boa injeção de estímulo e essa parece ser uma ótima opção.

    Obrigado pela dica.
    Grande abraço.
    Caleb Henrique – Viajante Literário.

    1. Ariane FreitasAriane Freitas

      Ahhh, que bom que gostou! Ele realmente dá aquela injeçãozinha de ânimo pra voltar a correr atrás do que a gente gosta e criar mais! Espero que você curta!

      Beijo =)

  4. Ótima dica, vou procurar! Ah, e parabéns pelo blog, eu conheci as publicações no facebook, mas acabei de descobrir que também tem vários textos por aqui. Adorei.

    1. Ariane FreitasAriane Freitas

      Eba! Seja bem-vinda e volte sempre! E procure o livro sim, é muito bom. <3

  5. Ate fiz uma postagem sobre este livro tambem, muito bom, estou lendo ainda e amando!

Deixe seu comentário!