The Avett Brothers e música feita com mãos e pés

Quantos instrumentos você precisa para produzir uma canção pop perfeita? Bem, se você olhar hoje para o encarte de um disco como 1989 ou Lemonade você vai perceber que você precisa de uns 40 instrumentos e 50 produtores, com mais uns 10 compositores e quem sabe um dj para o remix.

Mas toda regra tem exceções, e meu convite para vocês hoje, pertinho das festas juninas, é bem simples:

Alô galera, bate a mão e bate o pé.

O The Avett Brothers é uma banda de indie-folk e bluegrass dos EUA, muitas vezes comparada com os amados mundialmente Mumford and Sons. Na terra deles, eles são muito, muito, muito famosos. Daqueles que encerram festivais. Ninguém os conhece por aqui, mas você devia ouvir – pelo menos – a música nova dos caras. O motivo? A música é um hit pop em ascensão nas paradas formado APENAS por um riff de baixo bem dançante, palminhas e pés batendo no chão. Um instrumento musical. Uma turma de amigos. Infinitas possibilidades. Hora de ouvir Ain’t no man, então.

Divertida, não é? E essa não é a única música de sucesso recente que depende muito das palmas como instrumento musical. Ótimos exemplos são Ho Hey, do The Lumineers, e It’s time, do Imagine Dragons. Agora você pode me perguntar (com razão) porque isso é relevante para um site como o Indiretas do Bem. De We will rock you até Ain’t no man, palmas e pés batendo no chão só tem graça se compartilhados. Você pode até não tocar violão, baixo, bateria – mas você e seus amigos conseguem acompanhar essas músicas com seus próprios corpos, e ouvir algo assim não é passivo. É uma festa que convida todo mundo.

Não duvido que os vizinhos do Avett Brothers ou do Lumineers odeiem essas músicas e escutem pés batendo no chão toda noite. Mas nada é mais importante para o folk do que compartilhar – e cada momento batucando com essas músicas, na mesa, na palma da mão, usando o lápis e a caneta enquanto estuda ou a caixa vazia que está no chão, é um momento compartilhado.

Comente pelo facebook

1 comment

  1. Músicas do bem, não tem melhor definição para elas! Obrigado por compartilhar The Avett Brothers, não conhecia. O som deles é super bom! Já as outras não saem da playlist do carro, da bike, do trabalho, etc…

Deixe seu comentário!