‘Women of NASA’: coleção da LEGO para homenagear mulheres cientistas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O astronauta Neil Armstrong entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua, mas você sabe quantas mulheres já exploraram o universo? Segundo a NASA, mais de 40 astronautas mulheres americanas tiraram os pézinhos do planeta Terra! Várias mulheres tem papéis decisivos na história do programa espacial mundial e infelizmente ainda sofrem preconceito no meio científico pelo seu gênero.

Cansada do descaso e falta de informação Maia Weinstock, vice-editora de notícias do MIT (Massachusetts Institute of Technology), criou um projeto chamado ‘Women of NASA’ para homenagear mulheres astronautas, matemáticas e cientistas que entraram para história, mas não são devidamente reconhecidas.

Ela se inscreveu na competição “LEGO Ideas” – onde pessoas do mundo inteiro podem sugerir novas linhas e ideias para a empresa transformar em realidade. Se as propostas arrecadarem o apoio mínimo de 10 mil pessoas, são avaliadas pela comissão oficial da marca, para aí sim se tornarem realidade.

Foto: Maia Weinstock

Além de alcançar o número necessário, o projeto já foi aprovado pela comissão LEGO e ainda que não tenha uma data oficial, sua previsão é fim de 2017/início de 2018. São cinco personagens que representam mulheres pioneiras na história da NASA: Katherine Johnson, Nancy Grace Roman, Margaret Hamilton, Mae Jemison e Sally Ride.

Katherine Johnson foi física, cientista espacial e matemática: ela teve papel fundamental calculando e verificando as trajetórias do programa Apollo – incluindo a missão Apollo 11 que fez com que o homem chegasse à Lua. Nancy Grave Roman, foi uma das primeiras mulheres astrônomas e executivas a existir dentro da NASA, e era conhecida como “Mãe do Hubble”, por seu papel na criação do famoso telescópio espacial.

Margaret Hamilton era cientista da computação e durante os anos 60 foi responsável por desenvolver o software de computador de bordo na missão Apollo para a Lua. Mae Jemison e Sally Ride eram astronautas – Sally foi a primeira mulher a ir para o espaço, enquanto Mae foi a primeira africana a sair do planeta Terra, em 1992! Depois de se aposentar, Mae e Sally criaram suas próprias empresas para encorajar jovens a se envolverem com ciência e novas tecnologias.

 

É incrível ver projetos assim serem aprovados, com relevância histórica e que buscam diminuir as barreiras de gênero na nossa sociedade. Ainda mais vindo da LEGO, que sempre se posicionou como um brinquedo para todas as idades e gêneros, focado em explorar e inspirar a criatividade. Lembro de ser um dos meus brinquedos favoritos quando criança e, até hoje, tem um lugar especial no meu coração porque me ensinou que podia criar tudo que fosse capaz de imaginar.

Por mais inspirações do bem quando o tema são mulheres importantes! 🙂

 

 

Comente pelo facebook

Deixe seu comentário!